Soda Caustica
Desde a antiguidade, aplicada ao uso cotidiano e industrial, super corrosiva, auxilia contra a poluição, veja a íncrivel história da humilde e perigosa soda cáustica.
Fórmula Molecular
NaOH
Massa Molar
39,99 g/mol
Nome IUPAC
Hidróxido de Sódio
Nome Comercial
Soda Cáustica
Historicamente
Na antigüidade, os egípcios já usavam a soda cáustica para fabricar tipos primitivos de sabão. Ao longo dos séculos, o principal uso continua sendo este mesmo (saponificação de ácidos graxos, ou seja, aquilo que se faz ao adicionar soda cáustica na gordura para fazer sabão caseiro).
Ela era produzida “caseiramente” através do Carbonato de Sódio. Com o passar do tempo o método se torno inviável, devido a grande necessidade de soda cáustica, comercialmente e industrialmente. Pesquisas permitiram que o homem começasse a produzir soda cáustica utilizando processos que se tornaram mais diferenciados e mais eficientes.
Em 1791, Leblanc inventou um processo para produção de carbonato. No entanto, Ernest Solvay, em 1861, conseguiu produzir o mesmo carbonato de sódio utilizando amônia. A eficiência obtida por Solvay representou um progresso sem igual em relação aos processos então existentes.
Finalmente…
Ao final do século XIX, graças aos avanços tecnológicos, tornou-se viável explorar em escala industrial outro processo de produção de soda cáustica: a eletrólise de uma solução de cloreto de sódio (uma salmora, água e sal).
Eletricidade…
Sob o efeito de uma corrente elétrica que passe entre dois eletrodos (o ânodo e o cátodo), ocorre a dissociação das moléculas do cloreto de sódio e da água, o que resulta em cloro de um lado (sobre o ânodo) e hidrogênio e soda cáustica líquida do outro lado (sobre o cátodo).
NaCl+H2O → Eletricidade → NaOH+1/2Cl2↑+1/2H2↑
Então para onde vai tanta Soda Cáustica? Aplicações:
Controlando a poluição: a soda cáustica é um composto alcalino, é o oposto químico dos ácidos, podendo por isso