Soda Caustica
Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.
Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.
Por sua alta reatividade o hidróxido de sódio é amplamente utilizado em reações químicas:
Degradação de Dumas - Em degradações é utilizado para preparar alcanos diminuindo o número de carbonos na cadeia. É utilizado juntamente com o óxido de cálcio (CaO) para diminuir sua reatividade e prevenir que o tubo de ensaio seja corroído.
Os principais usos da Soda Cáustica (hidróxido de sódio) NaOH são na fabricação de papel, celulose e rayon, alumina, sabões, glicerol, por meio de saponificação das gorduras e detergentes, usado na refinação de petróleo e produtos de petróleo, na regeneração de borracha “velha”, na Metalurgia, na obtenção de compostos de sódio e produção de químicos. Outras aplicações incluem o tratamento de água, alimentos, têxteis, processamento de metais, mineração, fabricação de vidro e outros.
Um dos maiores consumidores de soda cáustica é a indústria de celulose e papel, onde é usado em processos de polpação e branqueamento, o de branqueamento de resíduos de papel e tratamento de água.
O consumo de soda cáustica no refino de alumina é de 11% da demanda global, esse uso consome mais da metade de soda cáustica comercializada globalmente. A soda cáustica é uma matéria-prima básica na fabricação de uma ampla gama de produtos químicos. É usado como um intermediário e um reagente em processos que produz solventes,