SODA CAUSTICA
Trata-se, nas condições ambientes, de um sólido branco leitoso higroscópico e inodoro. Seu ponto de fusão é de 322°C e de ebulição é de 1388°C.
Na antigüidade, os egípcios já usavam a soda cáustica para fabricar tipos primitivos de sabão. Era produzida “caseiramente”através do Carbonato de Sódio. Com o passar do tempo o método se tornou inviável, devido a grande necessidade, comercialmente e industrialmente. Em 1791, Leblanc inventou um processo para produção de carbonato. No entanto, Ernest Solvay, em 1861, conseguiu produzir o mesmo carbonato de sódio num processo menos poluente e mais barato. Ao final do século XIX, graças aos avanços tecnológicos, tornou-se viável explorar a eletrolise de uma solução de cloreto de sódio.
A soda caustica tem grande variedade de aplicações baseadas principalmente em sua ação como um álcali forte, reagindo, portanto, com muitas substancias. Os principais usos do hidróxido de sódio são na fabricação de papel, celulose e rayon, sabões e glicerol por meio de saponificação das gorduras e detergentes. O hidróxido de sódio também é usado no refino de petróleo e seus derivados, na metalurgia, na obtenção de compostos de sódio e produção de biodiesel. Outras aplicações incluem refinação de óleos vegetais, regeneração de resinas de troca iônica, na produção de tecidos de algodão para fortalecer as fibras e absorver melhor o tingimento (mercerização) no processamento de metais, na neutralização de efluentes, produção de alimentos, mineração, fabricação de vidro e outros. É um insumo importante na produção de alumínio. http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/soda-caustica/ http://www.quimicavolatil.com.br/2010/08/soda-caustica-hidroxido-de-sodio.html