Socket PGA 370
Fundamentos de Hardware
“SOCKET PGA 370”
Aluno: Jean Carlos Almeida Sodré
Socket PGA 370
PGA - Pin Grid Array (organização de pinos em grade ) - significa que o processador apresenta pinos (Pin), e eles se encaixam nos buracos do soquete(grade) na placa-mãe.
LGA - Land Grid Array - significa que o processador não apresenta pinos e sim contatos, que apenas tocam nos contatos do soquete na placa-mãe sob pressão.
Socket 370 foi usado originalmente para o Intel Celeron, mas depois tornou-se o socket para a plataforma dos processadores Coppermine e Tualatin processadores da família Pentium III, bem como a fabricante Via-Cyrix com o processador Cyrix III , mais tarde renomeado para VIA C3 . Algumas placas-mãe soquete 370 que usaram apoio da Intel, davam suporte a processadores em configurações dual CPU. Outros permitiu o uso de um soquete 370 ou Slot 1, embora não ao mesmo tempo. Estes processadores funcionavam inicialmente a uma velocidade 300 MHz - 533 MHz, e tinham 66 MHz front-side bus e tensão do núcleo 2V. O encaixe Original 370 não é compatível com os processadores Coppermine e Tualatin Intel. É possível executar os processadores Coppermine neste soquete com a ajuda de adaptadores especiais PPGA-to-FC-PGA , por exemplo, PowerLeap PL-NeoS370. Para conseguir rodar os processadores mais recentes Coppermine Celeron e Pentium III processadores Intel foram feitas mudanças nas especificações para o soquete 370. O Socket revisado era mecanicamente compatível com a especificação original, mas há diferenças nas especificações elétricas. Como resultado, os novos processadores Coppermine não iriam funcionar na cavidade original, mesmo que eles se encaixassem nela. A nova revisão do soquete 370 dava suporte a processadores Coppermine com velocidades de 533 MHz - 1133 MHz FSB com 100 e 133 MHz e tensões no núcleo na faixa de 1,5