Tecnologia
Slots e Sockets
Slot 1 - Com o lançamento do Slot 1 a Intel abandonou (pelo menos temporariamente) a sua família de soquetes para processadores com “pinos”.
Ao invés de um processador com os pinos, este encaixe foi feito para receber um processador que mais se parece com um cartucho de videogame. O conector possui 242 contatos (pinos) e pode fornecer tensões que variam de 2,8 a 3,3 volts.
O Slot 1 foi criado para o Pentium II, Pentium III e Celeron.
Também pode ser usado por versões de Pentium III e Celeron que usam pinos ao invés do formato cartucho. Para isto temos que usar um Slocket. O aspecto do Slot 1 é mostrado a seguir: Slot1
Slot 2
O Slot 2 foi feito para ser usado no mercado de servidores.
Ele foi criado para receber o Pentium II “Xeon” que é um Pentium II especial com mais memória cache funcionando na mesma velocidade do processador e que suporta uma maior quantidade de memória RAM.
O Slot 2 possui 330 contatos ao invés dos 242 do Slot 1.
A figura abaixo mostra um trecho de uma placa-mãe que possui dois encaixes do tipo Slot 2.
Este tipo de placa, com suporte a mais de um processador, é tipicamente usada por servidores. Slot2 Socket370 - A Intel resolveu voltar atrás na sua estratégia de slots e lançou um novo tipo de soquete chamado de Socket370, por que este possui 370 pinos.
Ela fez isso porque conseguiu colocar num só chip o que antes tinha que ser colocado em um cartucho.
Este soquete é muito parecido com o Socket 7, mas possui mais uma fila de pinos.
O primeiro processador a usá-lo foi o Celeron, batizado de Celeron PPGA.
Depois o Pentium III também começou a usar o Socket 370.
O Pentium III para Socket 370 é chamado de Pentium III FC-PGA.
Uma das vantagens do Socket 370 é que ele permite o uso de coolers semelhantes aos usados pelos processadores feitos para Socket 7. Socket370
Slot A - Depois de usar ao máximo o Socket 7, a AMD decidiu criar o seu próprio