Projeto: o blog como ferramenta didática
I - INTRODUÇÃO
No Brasil, a Informática na Educação nasceu no início dos anos 70 a partir de experiências nas universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRS), do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A sua disseminação nas escolas encontra-se, ainda, muito aquém do que se esperava, porque a informática educativa ainda não está na consciência do educador e das instituições escolares.
A Informática Educativa no Brasil nasceu a partir do interesse de educadores dessas universidades, motivados pelo que já vinha acontecendo em outros países como Estados Unidos da América e França.
Implantaram-se projetos-pilotos em algumas universidades, o que originou, em 1984, o Projeto EDUCOM, com a iniciativa conjunta do MEC, Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Secretaria Especial de Informática da Presidência da República (SEI/PR), voltada para a criação de núcleos interdisciplinares de pesquisa e formação de recursos humanos na UFRGS, na UFRJ, na de Pernambuco (UFPE), Minas Gerais (UFMG) e na UNICAMP. Apesar das dificuldades financeiras, este projeto foi o marco principal do processo de geração de base científica e formulação da política nacional de informática educativa.
Sendo assim, é explícita a necessidade de inserir as novas tecnologias na educação e tentar mudar a estratégia de provocar mudança no ensino nas escolas brasileiras. Porque hoje que se busca, é um profissional que esteja inserido no mundo de informações, um ser interativo e criativo. O computador é uma máquina de processar e armazenar dados eletronicamente, podendo ser programado para realizar as mais diversas tarefas. Por isso, o indivíduo pode processar, organizar informações como também corrigir seus possíveis erros em tempo real. Nessa capacitação, dar-se-á a oportunidade de o professor observar algumas ferramentas que o computador oferece e as possibilidades de serem