etica
EMH - Soquete/Slot Processadores
pág -1-
A placa mãe
Na placa mãe ficam localizados o processador, a memória, várias interfaces e circuitos importantes.
Praticamente todo o trabalho do computador é realizado por esta placa e seus componentes. Portanto usar uma placa mãe de baixa qualidade (e em conseqüência, de baixa confiabilidade) coloca a perder toda a confiabilidade e desempenho do computador.
Influência da placa mãe no desempenho do micro
Muitos usuários desejam um computador de alto desempenho. Por isso podem eventualmente pagar mais caro por um processador mais veloz, escolhendo, por exemplo, um Pentium 4 de 3,6 GHz, ao invés de um
Pentium 4 de 2,8 GHz. O processador é o maior responsável pelo desempenho de um computador, mas ele não é o único. Se a placa mãe não tiver também um desempenho adequado, ela acabará prejudicando a eficiência do próprio processador.
Algumas placas mãe são bem projetadas e deixam o processador trabalhar com a sua máxima velocidade.
Outras placas são mal projetadas e tornam-se instáveis. Para eliminar a instabilidade, muitos fabricantes fazem pequenas reduções nas velocidades de acesso entre o processador, as memórias e outros componentes. Como resultado, o desempenho fica prejudicado. Comparando vários modelos de placas similares, porém de fabricantes diferentes, todas utilizando processadores iguais, podemos encontrar diferenças de desempenho de até 20%. Não pense, portanto, que as placas mãe são todas iguais, que basta escolher o processador e pronto. É preciso procurar uma boa placa, confiável e rápida.
Uma placa para cada processador
À primeira vista as placas mãe são bastante parecidas, mas existem muitas diferenças. É preciso levar em conta que cada tipo de processador exige um tipo de placa. Hoje existem diversas categorias de processadores, e cada um deles requer suas próprias placas mãe. Em toda placa mãe, o processador fica encaixado em um conector chamado soquete.