atomia da placa mae
1366 palavras
6 páginas
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTEFACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO
CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM REDES DE COMPUTADORES
KLEYSSON MARQUES CORDEIRO
ANATOMIA DA PLACA MÃE
RIO BRANCO – ACRE
NOVEMBRO/2014
RESUMO
O computador é uma máquina que está definitivamente inserida na sociedade moderna atual. Trata-se de um conjunto de dispositivos eletrônicos capaz de processar e armazenar dados e informações, ajudando assim o homem nas mais variadas tarefas. Este projeto tem como objetivo principal apresentar algumas das principais características de um das partes mais importantes do computador digital moderno.
Palavras-chave: placa-mãe; dispositivos eletrônicos; informática.
1. INTRODUÇÃO
Placa-mãe: Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados. Na placa-mãe encontramos não so o processador, mas também a memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os controladores de barramento o PCI e os chipset, que são os principais circuitos integrados da placa-mãe e são responsáveis pelas comunicações entre o processador e os demais componentes.
2. DESENVOLVIMENTO
PROCESSADOR – SOCKET
Um socket é ainda um tipo de mecanismo mecânico instalado em uma placa-mãe, destinado a receber a CPU – o processador. Sua nomenclatura refere-se aos números de pinos que o mesmo poderá receber. EX. PGA 370 – só admite processadores com 370 pinos.
É correto afirmar que toda placa mãe possui socket? A resposta é não, pelo menos antigamente. No começo, não existia o socket para o processador como hoje em dia, naquela época quando comprava uma placa mãe o processador já vinha embutido, não permitindo o seu upgrade, ou seja, o processador era onboard.
Na