Sociologia
1- Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da sociologia?
Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade definir o objeto, o método e as aplicações desta nova ciência, estabelecendo seus princípios e limites rompendo com as idéias de senso comum.
2- Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?
Fato social é o objeto principal da sociologia podendo ser distinguido por três características básicas: Coerção: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem independentemente de sua vontade e escolha. Exterioridade: os fatos existem e atuam sob o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo assim, exteriores ao indivíduo. Mesmo antes do indivíduo nascer, a sociedade já determina leis, costumes, regras sociais que lhe é naturalmente imposta através de mecanismos de coerção. Ex: educação. Generalidade: é social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos, ou na maioria deles, que ocorre em distintas sociedades, em um determinado momento ao longo do tempo.
3- Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na analise dos fatos sociais?
É preciso, para o sociólogo, que ele guarde seu lado sentimental pessoal, e entre em relação aos acontecimentos a serem estudados, pois nada têm de científico e pode distorcer a realidade do fato.
4- Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?
Devemos buscar a origem primeira de todo processo social de alguma importância na constituição do meio social interno. Meio social interno e a família, grupo da escola, por ambiente em que a pessoa se desenvolve. A interação entre a pessoa e o meio ambiente representa a dinâmica da vida. E um processo de ação e reação a estímulos positivos ou não e o que serão responsáveis por despertar ou broquei das