Resenha o que é serviço social
Ana Maria Ramos Estevão, a autora, é professora de Teoria do Serviço Social e Seminários da Prática, na Faculdade de Serviço Social da PUC-SP e cursa mestrado em Ciência Política, na USP. De nacionalidade brasileira, nasceu em Maceió, em 1948. Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (1976), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e pós-doutorado pela Universidade de Évora (Portugal) em 2000/2001.
Em O que é Serviço Social, a mesma escreve sobre as mudanças que ocorreram no decorrer da história do Serviço Social, desde a ideia de que a assistente social era a moça boazinha paga pelo governo para fazer caridade aos pobres até a visão que os assistentes sociais têm hoje, de um compromisso por garantir os direitos dos marginalizados. Ela introduz expondo dois componentes muito presentes nas definições de Serviço Social: a moça e o pobre; e explica que isso é consequência do caráter caritativo e feminino no qual se originou a profissão, onde as damas de caridade prestavam ajuda as camadas pobres da sociedade. Também é exposto o Serviço Social como filho da cidade e da indústria, pois é através das necessidades causadas pelo capitalismo nesses ambientes que surgem as primeiras formas de assistência. Ao longo do livro Ana Maria Ramos deixa claro a sua confiança nessa profissão e seu domínio sobre o assunto, o qual foi tão estudado pela mesma em suas formações acadêmicas; por isso mostra-se interessada em revelar em que se ocupam e qual a concepção dos(as) assistentes sociais em cada momento histórico.
A escritora explica que a igreja e o Estado pretendiam resolver os problemas sociais através da “reforma dos costumes”, sendo que para isso, a igreja ficava responsável por garantir a