Resenha - o que é violência - serviço social
O QUE É VIOLÊNCIA
Curso: SERVIÇO SOCIAL
O material utilizado para essa resenha foi o livro “O que é violência” ODALIA, Nilo. São Paulo: Editora Brasiliense, 2004.
O autor reflete ser um grande pesquisador do tema abordado, ele consegue mostrar através de uma linha histórica que a violência é um fato corrente.
A forma de apresentação do livro se dá de forma clara e objetiva, nos remete a situações no contexto da sociedade e de sua formação. Trás o contexto da violência não só na forma física, mas, também psicológica, social, estrutural, política e sexual.
NILO ODÁLIA (2004), “O viver em sociedade foi sempre um viver violento. Por mais que recuemos no tempo, a violência esta presente, ela sempre aparece em suas várias faces”.
Ele contribui relacionando o conceito de violência com situações de privação e destituição. Nesse sentido, quando nos sentirmos privados de algo, estamos sendo vítimas da violência. Ou seja, o ato de violência é exatamente isso, nos privar de alguma coisa, nesse caso, de nossos direitos como pessoas e como cidadãos. Essa privação fere a dignidade humana, que por si só é um ato violente, pois danifica o ser humano.
Ele alerta também sobre a questão do preconceito seja de classes sociais, orientação sexual, cultura, etnia, todos são formas de violência social, e denigrem o ser humano enquanto ser de direitos.
Nessa linha de raciocínio vemos o quanto ela afeta a dignidade do ser humano, e como dito antes o fato dela não precisar ser física, a concepção que temos de violência é o ato de agressão, a força contra alguém, indo de encontro ao que o autor pensa o estado também pode ser considerado um agressor, e essa agressão se expressa por meio das desigualdades sociais, estas que caracterizam nossa situação atual, uns poucos têm demais e outros muitos têm de menos, nesse sentido essa desigualdade por si só já é uma relação violenta.
Segundo o autor:
“O ato rotineiro e contumaz da desigualdade, das