Resenha do filme a cidade do silêncio
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
RESENHA DO FILME: “A CIDADE DO SILÊNCIO”
Manaus
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
RESENHA DO FILME: “A CIDADE DO SILÊNCIO”
Manaus
2012
RESENHA
No filme “A Cidade do Silêncio”, retrata situações reais vividas por muitas mulheres na cidade de Juárez, México. A violência imposta onde as mulheres são as mais vulneráveis, a falta de políticas sociais, o tráfico drogas, com tudo isso se pode dizer que é uma questão social e que também está em um estado de emergência humanitário.
Devido ao tratado de livre comércio, muitas fábricas se instalaram na cidade ocasionando um impacto da globalização e também trazendo muitos empregos, atraindo diversas mulheres de diferentes idades que largam os estudos, a família só para trabalharem. Podemos definir este centro industrial como “trabalho escravo”, devido aos longos expedientes, condições ruins de trabalho, mão de obra barata e não qualificada. É evidente que, se não há qualificação, salários dignos, uma carga horária de trabalho de acordo com as condições humanas, não haveria também a segurança. No filme mostra claramente a situação da segurança, o que não existia principalmente na saída das fábricas.
Esta cidade hoje é considerada uma das mais perigosas do mundo, por ser uma cidade de fronteira. Está exposta a diversos tipos de violência, tráfico de drogas e onde se perpetua uma cultura sexista contra as mulheres. Há relação também com questões ainda não resolvidas na sociedade mexicana, a falta de impunidade, a falta de políticas públicas voltadas para as mulheres e a falta do hábito de denunciar, abre as