Resenha Livro - Uma cidade sem passado
O filme “Uma cidade sem passado” é passado na Alemanha, no período da guerra fria, onde o pais estava sendo divido entre o lado capitalista e o lado socialista. Quem começa narrando a história é a personagem Sonia, ela faz parte de uma família conservadora e mora com seus pais em um mosteiro. Sua mãe da aula em uma escola de religião um tanto tradicional.
Certo dia sua professora a convida para participar de um concurso de redação, assim ela aceita, o tema que queria retratar era o de sua cidade na segunda guerra mundial. A partir de então ela começa a pesquisar depoimentos de pessoas que viveram naquela época e que vivenciaram os ocorridos na espoca também, tenta até acessar alguns documentos mais restritos porem não tem sucesso. Quem a ajuda muita é sua avo que conta o que sabe, mas sempre atenta a neta para tomar cuidado em suas pesquisas. Sonia acaba crescendo, se cansando com seu ex-professor, tem filhos, porém não desiste da sua busca por mais informações sobre a guerra, agora já acadêmica acaba tendo mais oportunidades de pesquisas. Entre todas essas pesquisas, Sonia descobre vários crimes e pessoas nazistas, que escondiam esse lado.
Quando consegue apresentar sua pesquisa, nela há envolvido muitos nomes, como de pessoas da elite, religiosos e gente do governo. Tanto que a pesquisa de Sonia deixou muita gente em desespero com medo que ela descobrisse o lado obscuro e de crimes acontecido na época, tanto foi o esforço de Sonia para descobrir coisa de sua pesquisa que sua família foi até ameaçada.
No filme o que mais deixa Sonia intrigada, foi o silencio dos alemães, ninguém falava nada sobre o assunto, ou se quer contava detalhes sobre o ocorrido na época. O filme tem como locais mais visitados por Sonia, e também mais importante, a arvore dos milagres, a escola tradicional alemã e também o arquivo municipal. Os três ajudaram Sonia em sua pesquisa, mas o último foi o mais importante por ter os documentos mais restritos e