Modelo Ambiental
O modelo ambiental define a relação do sistema com o mundo exterior, ou seja, as interfaces entre o sistema e as entidades com quem ele troca informações.
Sabe-se que um sistema deve receber informações e processá-las de maneira a produzir os resultados para os quais este sistema foi programado. Sendo assim, o sistema deverá receber e fornecer informações, então o modelo ambiental representará de que forma esta troca de informações é realizada.
Componentes do modelo ambiental
A modelagem ambiental consiste em três componentes:
1. Declaração de objetivos
2. Diagrama de Contexto
3. Lista de Eventos
Declaração de objetivos
É uma declaração textual, concisa e breve do objetivo do sistema. Neste texto, o analista deve deixar clara a proposta do sistema, não incluir detalhes de implementação, mas apresentar o sistema e suas funcionalidades.
A declaração de objetivos pode ter o comprimento de uma, duas ou diversas sentenças. Entretanto, poderia ter apenas um único parágrafo, pois ela se destina a dar uma descrição abrangente do sistema. Por exemplo, ao desenvolvermos um software para o controle escolar de uma escola, a declaração de objetivos pode constar o seguinte texto:
• “O SISESCOL é um sistema desenvolvido para auxiliar nas atividades de controle de notas e emissão de boletins de uma escola. O SISESCOL recebe dados cadastrais e está apto a emitir relatórios e boletins.”
• Exemplo 2: Sistema de Controle de um Supermercado - SCS:
O Sistema SCS tem como objetivos manipular informações sobre os produtos oferecidos nos supermercado bem como controlar as vendas realizadas pelos caixas do supermercado junto aos seus clientes. O sistema deve permitir também o controle do estoque, reajustes e promoções de produtos e as formas de pagamento das vendas.
Diagrama de Contexto
O diagrama de contexto também é conhecido por DFD de nível zero, ou seja, Diagrama de Fluxo de
Dados de nível zero. Para entendermos um