modelo de risco ambiental
Riscos ambientais do negócio
A atividade industrial requer uma atenção especial quanto as questões ambientais, visto que, em sua maioria, é composta por empreendimentos potencialmente ou efetivamente causadores de poluição ou degradação ambiental.
A empresa X-BOLINHA LTDA pretende utilizar como matéria-prima, resíduos de madeira provenientes de podas urbanas, reflorestamento e indústrias, o que contribui de forma positiva para o seu balanço ambiental.
A seguir apresentamos dados relativos à caracterização ambiental do empreendimento, seus impactos relevantes e mitigação:
Recursos Hídricos:
Não há utilização de água no processo produtivo, utiliza-se apenas para o consumo humano, banheiros e limpeza.
Energia elétrica:
O consumo de energia elétrica ocorrerá através da utilização de máquinas e equipamentos necessários ä operação da unidade industrial.
Efluentes hídricos
No processo produtivo não haverá a geração de efluentes hídricos.
Efluentes Sanitários:
Serão gerados efluentes sanitários provenientes dos banheiros, vestiários e refeitório. Estes efluentes serão tratados através do encaminhamento ä concessionária pública (COPASA-MG).
Emissões atmosféricas:
Serão gerados efluentes atmosféricos provenientes dos fornos de desidratação, que utilizam resíduos de madeira como combustível, devendo os respectivos efluentes serem tratados por via seca, através do processo de pós queima.
Resíduos sólidos:
Os resíduos sólidos gerados no processo produtivo (resíduos de madeira e sobras da produção), serão utilizados como combustível nos fornos de desidratação.
Os demais resíduos gerados têm característica domiciliar, compostos basicamente de lixo de escritório (papeis, varrição, limpeza, restos alimentares, embalagens) que serão encaminhados ao aterro sanitário municipal.
Legislação Federal, Estadual e Municipal a que deve obedecer
A Constituição da República estabeleceu os princípios básicos da