Modelo de gestão ambiental
Prof.: Leonardo Diel
Aluno: João Batista Cunha
Um modelo de plano de gestão ambiental.
Gostaria de justificar a escolha do assunto que irei abordar a seguir como exemplo de um projeto de gestão ambiental e para tanto, vou mencionar uma experiência pela qual passo varias vezes ao ano quando vou ao estado do Paraná e atravesso o sudoeste catarinense. Aquela região tem como base econômica os projetos de integração de empresas produtoras de suínos e aves de corte e é marcante, sobretudo no verão, o cheiro forte dos dejetos e instalações. Também se pode notar que a maioria dos pequenos rios e córregos apresentam uma agua de coloração escura e com “espuma”, além de um cheiro bastante forte.
O grau de poluição e degradação ambiental é visível e sem um cuidado com a proteção do ambiente onde estão instalados tais criatórios. Foi quando li sobre os “galinheiros ecológicos” criados pela empresa Israelense Agrotop e notei o cuidado com que este projeto trata os animais e também o ambiente onde se instala.
O projeto começa pela escolha de um local que possa fornecer um suprimento de agua, um bom arejamento e luz solar adequada que servirá de bactericida natural. Também são construídos sobre pilares, preservando o solo e a cobertura vegetal para que não haja um amassamento da vegetação rasteira embaixo do galinheiro.
A estrutura física tem característica conforme descrito a seguir:
“As gaiolas devem fornecer pelo menos 116,25 centímetros quadrados de espaço por ave (quase o dobro do padrão atual) e proporcionar espaço suficiente para que os pássaros se movimentem livremente, com acesso ao ar fresco e luz natural, permitindo-lhes bater as asas, etc. As gaiolas serão equipadas com relva natural ou artificial ou areia, imitando o ambiente natural dos pássaros, e cada gaiola será ainda equipada com material macio – uma espécie de ‘colchão ou travesseiro’.” Outro ponto importante é a utilização dos recursos naturais de uma forma