O Papel do Professor Frente Ás Novas Tecnologias
Em pleno século XXI, com o surgimento e aprimoramento das novas tecnologias, os educadores precisam estar preparados para uma geração tecnológica, mais atualizada e mais informada pois os meios de comunicação e interação estão quase todos na internet e,por isso, possuem maior facilidade em busca à informação , com mais facilidade com a tecnologia que encontrará disponivel.
Sendo assim, o papel do educador está não só em transmitir conteú mas também, em ser um facilitador da aprendizagem, orientando e mediando situações educativas para que ocorra a aquisição do conhecimento que, vai do social ao individual.
Para mais facilidade com a interatividade, o educador, pesquisando junto de seus alunos, problematiza algum assunto e, desafia os mesmos a resolver a questão, usando o meio com o qual essa geração já se encontra acostumada, em seu cotidiano.
Com esse novo método de ensinar, a lousa, os livros e todos os recursos convencionais de estudos , se tornam menos utilizáveis e do professor que só "deposita" informações em seus alunos. As características desse novo método, é a interação entre aluno-professor, com simulações de situações do mundo social e imaginário.
Entretando, não pode se esquecer que o mais eficaz método de aprendizagem ainda é, a interação entre professor e aluno que, de forma conjunta e dialética, podem desvendar novos caminhos para a busca do saber.
- Perfil profissional necessario frente as novas tecnologias:
Com os novos planos da educação atual, exigem um profissional que está apto a constante mudanças , tendo ainda assim, capacidade de assimilar e decidir.
As sociedades contemporâneas já estão exigindo um novo tipo de indivíduo e de trabalhador em todos os setores sociais e econômicos. “Um indivíduo dotado de competências e técnicas múltiplas; iniciativa; autonomia; cooperação; comunicação; habilidade no trabalho em equipe; capacidade de