O Papel Do Professor Frente A S Novas Tecnologias
As técnicas de ensino utilizadas pelos professores durante muito tempo envolveu os métodos tradicionais, incluindo aulas ministradas em sala de aula, com conteúdos disponibilizados em uma lousa, e pesquisas e leituras feitas em livros e enormes enciclopédias. Durante este período, estes eram os principais meios de comunicação disponíveis para auxiliar o ensino.
A comunicação dentro deste modelo era unilateral, onde o professore ensinava, e o aluno deveria somente escutar e aprender.
Porém, deste período até os dias atuais, foram verificadas diversas alterações e evoluções tecnológicas, que afetaram o modo com que o ser humano se comunica. O advento da internet tornou a comunicação muito mais veloz, ao passo que as informações, notícias, correspondências e outros deixaram de estar ligadas ao tempo e espaço, sendo compartilhadas em tempo real através da rede.
Dentro deste contexto, outros avanços foram verificados em relação à forma de uso da internet. Após o email, surgiram novas ferramentas de comunicação mais rápidas e informais, como ICQ e MSN (ferramenta de mensagens online), Orkut e Facebook (redes sociais para compartilhar mensagens, fotos, noticias, eventos) entre outros. A evolução destas ferramentas de comunicação e relacionamento não para de evoluir, e esta cada vez mais direta. O surgimento do Twitter (rede social de compartilhamento de textos e fotos) é o melhor exemplo desta alteração, onde o usuário compartilha online pensamentos, idéias ou notícias limitadas a um campo de 140 caracteres, de forma a ser rápida e direta.
Somado aos avanços verificados na internet e seus meios de comunicação, houve também o avanço das tecnologias com acesso a estes. Os computadores evoluíram de maneira veloz, assim como o surgimento dos smartphones e tablets, que permitem que os usuários tenham acesso à internet e aos seus canais de comunicação e informação literalmente a todo o momento. Tais avanços mudaram o