Resenha do filme escritores da liberdade
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
MARINHO DA SILVA EVANGELISTA DOS SANTOS
RESENHA CRÍTICA DO FILME “ESCRITORES DA LIBERDADE”.
ITABUNA – BAHIA
MAIO/2012
MARINHO DA SILVA EVANGELISTA DOS SANTOS
RESENHA CRÍTICA DO FILME “ESCRITORES DA LIBERDADE”
Resenha crítica do filme “Escritores da Liberdade” apresentada à professora Milena Alves, para fins avaliativos, correspondente ao II crédito da disciplina Língua portuguesa, do curso de Serviço Social do 1° semestre.
ITABUNA – BAHIA
Resenha crítica do filme “Escritores da liberdade”.
O filme Escritores da liberdade traduz de forma coerente e real a problemática da educação pública americana para adolescentes em situação social de risco. Enfocando de maneira sucinta os problemas sociais como violência nas ruas, violência doméstica, preconceito racial, intolerância e acima de tudo o descaso de profissionais da área de educação que não acreditam mais nas atividades que executam.
A professora Gruwell é inicialmente rejeitada pelos alunos mais através de uma nova didática consegue a confiança dos mesmos. A docente promove visita ao museu do holocausto e visitas culturais, compra livros como “O diário de Anne Frank”, para incentivar a leitura aos alunos, além de fornecer a cada um deles um diário para que pudessem registrar suas experiências.
A senhora G., como é chamada pelos alunos da sala 203, não desiste de seus objetivos mesmo diante do da negativa de seus colegas de profissão e do fim do seu casamento. Conseguindo desta forma que seus alunos da sala 203 se tornem estudantes aplicados e assíduos.
Por fim, depois de conseguir a visita da protetora de Anne Frank, ela convence seus alunos a juntar suas histórias em um livro que dá nome ao filme “Escritores da liberdade”.
O que o filme nos ensina através do comportamento da