Função social da escola e a educação como um direito social
A função social da escola, é que todas as famílias venham ter direitos, e que participem ativamente das diretrizes no âmbito escolar. A população usuária que tem acesso ao sistema escolar, em sua maioria se encontra na faixa de extrema pobreza em nosso país, sendo assim a escola passa ter sua função social a partir do momento que os problemas sociais materializam-se no seu dia a dia, através do grande numero de evasão escolar e da má qualidade de ensino.
Mais não são só os fatores mencionados acima que afasta a população do sistema escolar, e a culpabilização não é somente da escola, mais sim dos problemas enfrentados socialmente pelas famílias e os aluno, em ambiente familiar devido à falta de oportunidades sociais mínimas de sobrevivência.
Muitos desses usuários abandonam a escola para trabalhar e dar a subsistência a sua família, não tendo tempo e nem disposição ou algo que incentive a sua volta ao sistema escolar.
Sendo que a educação e um direito da população e um dever do Estado, entende-se que se deve através do campo de ação social junto da escola garantir esses direitos, para isso temos que ter a união entre Escola e Serviço social.
A partir dessa união os problemas do sistema escolar, começaram a ter uma visão diferente, pois, embora a escola tenha seu papel social verificando a evasão escolar e a má qualidade de ensino, o Serviço Social desempenha o papel de tentar sanar os problemas sociais que levam o abandono escolar, trabalhando junto à família na raiz desses problemas e as incentivando através de programas sociais junto a Escola. Proporcionando através de medidas preventivas , maneiras para que essas famílias possam ter junto ao sistema escolar o direito que lhe são garantido por Lei que e de uma boa educação.
A Escola e um dos principais veículos social mais próximo da população, unido ao com o Serviço Social torna-se um ator social para contribuição dos enfrentamentos da