Replicação do dna
Replicação do DNA
11
O QUE SABEMOS
REPLICAÇÃO O DNA
Hipóteses
EXPERIÊNCIA DE MESELSON E STAHL
Os resultados da experiência de Meselson e Stahl apoiam, pois, o modelo da replicação semiconservativa, que se processa segundo a regra da complementaridade das bases.
AS MOLÉCULAS DE DNA REPLICAM-SE DE MODO SEMICONSERVATIVO:
O DNA é desnaturado num dado local da molécula, as ligações de hidrogénio são quebradas, separando-se as duas cadeias polinucleotídicas. A DNA polimerase sintetiza uma nova cadeia de DNA por complementaridade de bases a partir de cada uma das cadeias molde da molécula original de DNA . As duas novas moléculas de DNA formadas são iguais à original, sendo constituídas pela cadeia que serviu de molde e por uma cadeia recém-formada.
A replicação inicia-se numa zona da cadeia denominada tripleto de iniciação. Neste local as helicases começam a abrir a cadeia para ambos os lados da origem quebrando as ligações de hidrogênio existentes entre as bases complementares e dando origem a uma bolha de replicação que é constituída por duas forquilhas de replicação.
O PROCESSO NECESSITA DE ENZIMAS
Em seguida liga-se às cadeias de DNA a enzima RNA primase que sintetiza um ”primer” que consiste numa sequência de bases de RNA que iniciam a síntese, visto que a DNA polimerase III não tem a capacidade de o fazer pela ausência de grupos hidroxila -OH expostos. Após a síntese do “primer”, a DNA polimerase III vai continuar o processo que ocorre no sentido da extremidade 5' para a extremidade 3' da nova cadeia. Como a DNA polimerase vai atuar para ambos os lados da origem de replicação, por cada cadeia simples de DNA existente, uma parte da nova cadeia será sintetizada na direção da replicação. Esta cadeia é sintetizada de modo contínuo e denomina-se cadeia contínua.
Existe uma outra parte da cadeia em que a direção da replicação é contrária à direção da síntese, esta cadeia é sintetizada descontinuamente,