A função social da educação
Professora: Cristina Kuroski
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia
Resumo
Com intuito de analisar, discutir e concluir a importância de trabalhar a Função Social da Educação, dentro do processo ensino aprendizagem este trabalho mostra itens básicos para a formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade dentro da sociedade que possa estar inserido. Para isso vamos explorar o assunto analisando documento e livros que se encaixa na perspectiva aqui apresentada, já que o assunto é tratado dentro da realidade que estamos envolvidos, ou seja, a brasileira. A partir disso, é necessário um esforço dos profissionais da Educação para transmissão de tais conhecimentos, além da responsabilidade que o mesmo necessita para a escolha de conteúdos necessários para a transformação social no momento.
Palavras – chave : Função da escola. Realidade brasileira. Conscientização.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho ira tratar dentro da Função Social da Educação, o processo de aprendizagem
Dos alunos tanto a nível intelectual, emocional e ético no campo individual e coletivo. Para que se tornem seres completos e se realizem pessoal e profissionalmente contribuindo para melhorar a sociedade.
A relação social tem em vista uma formação ampla, a construção interna e pessoal de princípios considerados válidos para si mesmo e para os demais e implica considerar-se um sujeito. Ao desenvolver essa capacidade no aluno, a escola permite que ele considere e busque compreender questões condicionais, isto é, permite a superação da rigidez moral das imposições.
Assim abordaremos as Funções Sociais da Educação, seus objetivos, seus conteúdos, realidade brasileira, e por fim a conscientização.
2. FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
Podemos dizer que a função social da escola vem do direito à educação que é garantido pela Constituição Federal, mas isso não significa que teremos o que esta na lei. Pelas desigualdades que