PSICOLOGIA UMA LEITURA DA REALIDADE
RESUMO
Nas teorias pedagógicas e no cotidiano escolar, a escola também é definida como um meio que prepara para a vida, cabendo a ela formar cidadão críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem preparados para participar da vida econômica, social e política do pais e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, a função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários á socialização do individuo. A temática abordada neste artigo versa sobre a importância da escola manter uma relação de ajuda na formação do ser humano e instiga a reflexionar sobre a educação. Este trabalho pretende dar uma visão sobre o papel da escola na formação do cidadão. Para isso é necessário verificar esse papel e mostra sua importância para o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: escola, educação, cidadão e ensino-aprendizagem.
INTRODUÇÃO
A escola apresenta, hoje, como uma das mais importantes instituições sociais por fazer, assim como outras, a mediação entre os indivíduos e a sociedade. Ao transmitir a cultura e, com ela, modelos sociais de comportamento e valores morais, a escola permite que a criança “humanize-se”, cultive-se, socialize-se ou, numa palavra, eduque-se. A criança então, vai deixando de imitar os comportamentos adultos para, aos poucos, apropriar-se dos modelos e valores transmitidos pela escola, aumentando, assim, sua autonomia e seu pertencimento ao grupo social.
A escola é uma instituição social que se caracteriza como um local de trabalho coletivo voltado para a formação das jovens gerações, diferentes de outras tantas instituições sociais, constata-se que a escola é responsável pela educação escolar, é um espaço destinado ao trabalho pedagógica formal, ao entendimento de regras, à formação de valores éticos,