Boas Práticas Urbanas
A rede de ciclovias protegidas começou a ser construída em julho de 2009 pelo governo municipal de Buenos Aires e hoje chega a mais de 130 km de extensão. Já o amplo sistema de transporte público por bicicleta envolve o planejamento da infraestrutura cicloviária na cidade, campanhas educativas e promoção do uso da bicicleta em geral. As ações fazem parte do Plano de Mobilidade Sustentável para a cidade.
Disponível em: . Acesso em: 6 de nov. 2014 2. Lisboa Participa
O Orçamento Participativo de Lisboa teve a sua primeira edição em 2008. Difere-se de outras experiências semelhantes por se tratar de um processo verdadeiramente deliberativo, que confere efetivo poder de decisão aos cidadãos para apresentarem propostas para a sua cidade e votarem nos projetos que consideram prioritários.
Disponível em: . Acesso em: 6 de nov. 2014
3. Projeto Arena de Cultura, de Belo Horizonte, é referência internacional
O Projeto Arena da Cultura foi implementado pela Prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1998. Com o objetivo de cumprir metas de descentralização, universalização e diversidade cultural, pôs em prática atividades e ações de formação e de difusão cultural que obtiveram um grande respaldo da população. O projeto tornou-se referência em Belo Horizonte com reconhecimento internacional.
Disponível em: . Acesso em: 6 de nov. 2014
4. Escolas Sustentáveis em Barcelona
A cidade espanhola desenvolveu um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, com início em 2001, chamado Agenda 21 Escolar. Baseado na educação ambiental, é referência para escolas em Barcelona e uma fonte de inspiração para iniciativas semelhantes além da cidade.
Disponível em: . Acesso em: 6 de nov. 2014
5. Sobral, no Ceará, é referência nacional em educação infantil
Priorizando metas simples, a Secretaria Municipal de Educação definiu políticas para a alfabetização na idade