Resenha o serviço social na contemporaneidade
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional
CAXIAS - MA
2012
ADRIANA NATALIA LEAL OLIVEIRA
Das Damas de Caridade A Mary Richimond e a Infância do Serviço Social
Resenha apresentado á disciplina Metodologia do
Trabalho Científico, sobre a orientação da Professora Benigna, para obtenção de nota.
CAXIAS - MA
2012
Referencia bibliográfica:
ESTEVÃO, Ana Maria Ramos. O que é serviço social. 6.ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. p.15-29.
Credenciais da autora:
Ana Maria Ramos Estevão assistente social e professora, Livre docente, aposentada da UNESP, Campus de Franca-SP. Atualmente coordenadora do curso serviço social Unifeg Guaxupé-Mg. O prazer que a proporcionou a ser assistente social e professora foi as pequenas miséria da vida cotidiana e da condição humana.
Resumo da obra:
Conclusões do Autor:
De inicio, a autora explica que a burguesia, mas precisamente as “damas de caridade” praticariam o bem e resolveriam os problemas sociais através da reforma dos costumes de cada um. Para tanto, as “damas de caridade” acreditavam que a situação dos pobres era causada por eles mesmos e que apenas uns bons conselhos e uma ajuda inicial seriam o suficiente para melhorar sua vida. E o primeiro passo foi dado pelas paróquias e depois se expandindo por pequenos bairros até conquistar um espaço na cidade inteira. A partir desse momento, as “damas de caridade” passaram a conhecer as verdadeiras necessidades de cada um, estudando cada necessidade. Apreciação critica do resenhista:
É uma obra original e valiosa que explora e conclui sobre os problemas que se aborda na questão social e representa uma perspectiva de análise da sociedade. Isto porque não há consenso de pensamento no fundamento básico que constitui a questão social. Em outros termos, nem todos analisam que existe uma contradição entre capital e