resenha - serviço social
O capital composto pelos meios de produção é necessário para a reprodução da força produtiva.
A partir do momento que o sistema capitalista se desenvolvia, os capitalista foram além da mera compra e venda do que outros produziam e adquiriram a propriedade e o controle dos meios de produção. Esse fato deu-se para Marx, para que o capitalismo pudesse extrair uma nova forma de lucro. Uma vez que os trabalhadores não possuíam os meios de produção, possuíam sim, apenas sua força de trabalho que trocavam por um mísero salário.
Sob o capitalismo, não vendem trabalho, uma vez que não tem controle sobre os meios de produção, tudo o que tem a vender, como foi citado acima, é o seu tempo.
A diferença entre trabalho e força de trabalho é fundamental na análise do texto para o conflito de classe e do capitalismo, porquanto chama a atenção para as relações sociais entre trabalhadores, produção e classe capitalista, bem como para as consequências que elas produzem para a natureza do trabalho e a criação das desigualdades de classes.
O texto coloca que mercadoria é qualquer bem ou serviço produzido para venda ou para ser trocado, são produtos que tem seu valor medido pelos investimentos do capital e o tempo necessário incorporado na sua produção.
A transformação de bens e serviços em mercadorias é importante porque traz consigo uma dependência cada vez maior de mercados, para satisfazer necessidades básicas e isso, por seu lado, torna pessoas dependentes da capacidade de ganhar dinheiro, em geral vendendo trabalho em troca de salário.
O que observamos é que muitas famílias tem suas necessidades básicas não atendidas pelo mercado e, essas famílias percebem que foram reduzidas à pobreza, pois não dispõem