Karl
Blackburn(2007: 108-119) 50 Sociólogos Fundamentais
2
Qual a principal contribuição de Marx?
Descrever o funcionamento do capitalismo a partir dos processos e conexões existentes entre as unidades sociais envolvidas (assalariado, detentor do capital, ‘mercado’, competição) e suas motivações. Qual a principal característica da sua teoria (ex. teoria do conflito)? A luta de classes. Sendo as classes caracterizadas pela posse ou não dos meios de produção.
3
Qual o fundamento para se pensar a dinamica de mudança das sociedades ao longo do tempo?
Materialismo histórico: “Para Marx (e Engels) o estudo da sociedade deveria partir de sua base material, e a investigação de qualquer fenômeno social, da estrutura econômica da sociedade, que constituía a verdadeira base da história humana.” (Dias, 2010: 32) Para Marx era o mundo real, o âmbito da economia, das relações de produção que determinavam o que pensava o homem, e não o contrário: “Não é a consciência que dettermina a vida, mas a vida que determina a consciência”.
4
O que caracteriza as sociedades e dita processos de mudança ocorridos ao longo da história?
Para Marx, os processos e mudanças ocorridos ao longo da história são todos caracterizados por certos modos de produção e relações de classe entre exploradores, e entre exploradores e explorados. A passagem de um sistema socioeconomico para o seguinte depende da interação entre lutas de classe e a capacidade do sistema seguinte de aumentar a produtividade do trabalho e privilegiar as forças da produção.
5
A pobreza e a desigualdade sao inerentes ao sistema capitalista?
Marx enfatizou a exploração como fonte de pobreza, mas ele tambem menciona a exclusão como uma das principais fontes de desigualdade. A exclusão de alguns, segundo Marx, seria caracterizada pelo “exército (desempregado) industrial de reserva”, que segundo ele era o que permitia parte da exploracao realizada pelos capitalistas.
6
Marx era contra