Sociologia
* Karl Marx
Para o sociólogo alemão Karl Marx o conceito de classe social refere-se a um grupo de indivíduos que, por ocuparem uma posição semelhante na divisão do trabalho, compartilham de recursos econômicos comuns. Nas sociedades industriais modernas há duas classes principais: os que ganham a vida vendendo sua força de trabalho no mercado, que é a classe trabalhadora ou na terminologia marxista os “proletários” e aqueles que possuem o meio de produção que são os industriais ou os capitalistas. Nessa perspectiva, o conflito por recursos (e poder) é característica fundamental da sociedade, e a relação de classes é necessariamente uma relação de exploração. O resultado dessa relação é a desigualdade econômica que o sistema capitalista produz.
* Max Weber
Conceito R: Weber, elaborou "um conceito de classe social baseado em critérios do mercado econômico, e de sua dominação por uma política de controle monopolista. Embora sem negar a existência dos conflitos de classes, não os considerou como elemento único que leva à transformação social; afirmou que, quando tal conflito se verifica, é acompanhado por outros fatores, favoráveis ao rompimento das ordenações existentes na vida das sociedades."
Tipos R: Weber estabeleceu quatro tipos de ação social. Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não são a realidade social:
1 – ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado;
2 – ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais;
3 – racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade;
4 – racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.
2- De que maneira Karl Marx e Max Weber conceituaram estratificação social?
Karl Marx R: A estratificação