Contextos educativos 2012
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 03
2. CONTEXTOS EDUCATIVOS.................................................................................04
2.1 APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS ............................................... 07
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como foco principal a investigação dos contextos educativos escolares e não escolares, mais especificamente nos contextos educativos não formais. Tem como referencial a evolução histórica da educação no Brasil, a legislação vigente e as iniciativas inovadoras para união entre a comunidade, o governo e a escola, bem como a iniciativa privada, na busca por uma educação integral.
Investigação dos contextos educativos escolares e não escolares, onde se deve ter um olhar crítico frente ao trabalho pedagógico em ambientes educativos não escolares.
A pesquisa foi realizada e observada em um contexto educativo não formal, em um espaço religioso onde acontece o processo ensino-aprendizagem.
Com objetivo de refletir sobre a prática pedagógica e conhecer a atuação do pedagogo em diferentes ambientes. Compreender que a educação se constrói em diferentes espaços educativos e perceber a importância da educação integral. Enfatizando à atuação do pedagogo, tanto na escola como em outros espaços educativos em que esse profissional pode atuar, promovendo a vivência da interseção entre a teoria e a prática educativa. A metodologia utilizada para elaborá-lo foi através do levantamento de dados relativos ao trabalho dos profissionais que atuam no espaço educativo não formal pesquisado com entrevista com 5 profissionais da instituição não formal e observação no espaço