SOCIOLOGIA E TEORIA CRÍTICA AO CURRÍCULO (PARTE II)
SOCIOLOGIA E TEORIA CRÍTICA AO CURRÍCULO (PARTE II)
São Paulo
2014
SOCIOLOGIA E TEORIA CRÍTICA AO CURRÍCULO (PARTE II)
Trabalho apresentado ao departamento de educação da Universidade Nove de Julho com requisito para obtenção de nota da disciplina Currículos e Programas , sob a orientação da Profa. Aleteia Eleutério Alves Chevbotar.
São Paulo
2014
Currículo e Ideologia
Currículo e Ideologia é o poder político que pode haver sobre as escolas, ou seja, é compreender como conhecimentos implantados no currículo escolar, que funciona para produzir identidades sociais e individuais, além de apreender a quem esse conhecimento está servindo e contra quem está agindo. Assim, os homens viveriam sua ideologia como objeto de seu mundo, como seu próprio mundo, sem ter consciência de estar submissa a certa concepção de mundo. Para o autor, a educação era um dos principais aparelhos de transmissão de ideias dominantes sobre a sociedade e era através delas que se reproduziam trabalhadores submissos da classe dominada, enquanto os filhos de papai se formavam em cargos de lideranças os filhos dos pobres eram ensinados desde pequenos a virarem camponeses, operário, ou seja, saiam da escola mais cedo, pois tinha que trabalhar, enquanto os filhos de doutores continuavam a estudando e assim adquiriam uma boa formação.
Currículo e Cultura
O currículo junto com a educação juntos são vistos, como um processo cultural. Ele é visto também fundamentalmente como politico, ou seja, é como se tivesse tratando de uma lei, que não pode ser mudada.
Já a cultura é