portugues
Profª: Ma. Kate M. Oliveira Kumada
2ª Série
Língua Brasileira de Sinais
Sete Quedas – MS
2013
INTRODUÇÃO
A Surdez é um defeito invisível. Costuma-se não perceber a importância da audição em nossas vidas, a não ser quando começa a faltar a nós próprios. A audição é o sentido que mais nos coloca dentro do mundo e a comunicação humana é um bem de valor inestimável. Os médicos começaram a desenvolver pesquisas para descobrirem a cura dessa deficiência, e pontuaram que a surdez pode ser classificada em quatro categorias: os que nasceram surdos; os que adquiriram antes de falar ou escrever; os que adquiriram depois de falar; e os que adquiriram depois de falar ou escrever. Em seus estudos afirmam que a surdez por si mesma, não modifica a inteligência da criança, assim provou que elas são capazes de aprender, e uma das formas é associar o som aprendido pelo surdo através do tato e da vibração da laringe, outra forma é a utilização de imagem das palavras escritas.
Os surdos, além de serem indivíduos que possuem surdez, por norma são utilizadores de uma comunicação espaço-visual, como principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição e a falar, tendo ainda uma cultura característica.
No Brasil eles desenvolveram a LIBRAS, em Portugal, a LGP. Já outros, por viverem isolados ou em locais onde não exista uma comunidade surda, apenas se comunicam por gestos. Existem surdos que por imposição familiar ou opção pessoal preferem utilizar a língua falada.
A sociedade precisa aprender a conviver com as diferenças e respeitar qualquer tipo de deficiência em uma pessoa.
Fala-se em inclusão escolar, mas ainda estamos bem longe dessa realidade, pois o aluno surdo se encontra hoje em desvantagem com os alunos ouvintes, pois não compartilham a mesma língua com seus professores e colegas de classe, sem garantia de acesso aos conhecimentos