trabalho de pesquisa
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
CLAUDIA DEILIANE EQUIPE: LUCIANA GILMA ISABEL JOSIANE SUELEN INTRODUÇÃO
Adolescência deriva do latim adolescere, que significa “crescer”. É um período do processo evolutivo do ser humano, no qual ocorrem inúmeras modificações físicas, psicológicas, emocionais e sociais. Durante essa fase surgem novos desejos, dúvidas, curiosidades e descobertas.
Ser adolescente é viver um período de transição entre criança e adulto, é vivenciar novas experiências, reformular a idéia que tem a respeito de si mesmo e transformar sua auto-imagem infantil.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define adolescência como uma etapa que vai dos 10 aos 19 anos, e o Estatuto da Criança e Adolescência (ECA) a conceitua como a faixa etária de 12 a 18 anos. É uma transição entre a fase de criança e a adulta, sendo um período de transformação profunda no corpo, na mente e na forma de relacionamento social do indivíduo. Trata-se de uma etapa da vida em que ocorrem a maturação sexual, o acirramento dos conflitos familiares e a formação e cristalização de atitudes, valores e comportamentos que determinarão sua vida e na qual se inicia a cobrança de maiores responsabilidades e definição do campo profissional. Lidar com essa situação particular exige das equipes de saúde uma abordagem integral dos problemas detectados, dentre eles a gravidez na adolescência.
PROBLEMATIZAÇÃO:
A gravidez na adolescência é considerada o limite inferior da vida reprodutiva e se constitui no período em que a maturação dos órgãos sexuais ocorre de forma mais acentuada, ocasionando mudanças radicais não somente físicas como também psicológicas.
É difíceis a percepção e a vivencia da sexualidade dos jovens que estão inseridos os valores, crenças e atitudes que determinam comportamento social do