sociologia - sujeito
Este trabalho propõe-se a discutir a formação do sujeito, quais fatores exercem influência direta na sua constituição e como se dá esse processo. Assim, expõe também uma análise do que é social, a influência das legitimações, institucionalizações, a importância dos papéis existentes, relações de poder e da cultura para a constituição dos indivíduos.
A Formação do Sujeito: Um ser social Segundo o sociólogo alemão Norbert Elias (1897-1990): Todo individuo se desenvolve realmente quando vive em uma sociedade e ou grupo.
De fato somente quando o sujeito está interagindo com outros que este pratica a fala, trabalha seu racional e emocional. Sendo assim, podemos definir que a constituição de uma pessoa se dá por influência da sociedade e de alguns fatores existentes nela. Para entender melhor esse processo é necessário levantar esses fatores.
As Instituições
Os primeiros contatos com um elemento da sociedade que o sujeito tem são com algumas organizações, podendo ser citadas a família e a escola. Essas organizações são os primeiros grupos sociais dos quais os cidadãos têm contato durante a vida e são capazes de influenciar diretamente na sua formação.
O primeiro contato é a família. Ela é o primeiro agente que transmite ensinamentos, valores e regras que irão auxiliar no futuro desenvolvimento social do indivíduo quando este for vivenciar outros grupos sociais. Por isso a família pode ser considerada o primeiro alicerce da vida de qualquer pessoa.
Posteriormente, a instituição seguinte que um sujeito geralmente tem contato é a escola. Ao ir para o ambiente escolar o sujeito já possui algumas referencias, as quais aprendeu em casa com a família. Assim, algumas dessas referencias podem ser modificadas e outras acrescentadas. No colégio é proporcionado ao sujeito a oportunidade de conviver com seres fora do seu círculo familiar, com muitas vezes costumes e valores que diferem do seu.
A socialização
O processo de socialização que