Roteiros De Atividades Experimentais
DCEEng - Departamento de Ciências Exatas e Engenharias
ROTEIROS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE FÍSICA I-2/2015
Gláucio Libardoni
Pedro Schmidt
Atividade 1: MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO
Nesta atividade estudaremos o movimento de uma roda com eixos cônicos (volante) sobre um trilho de alumínio apoiado num taco de madeira. Veja a Figura 1.
Figura 1 - Representação da calha e do volante.
Com o auxílio do cronômetro, façamos algumas medidas de tempo relativas ao movimento do volante sobre a calha quando, partindo do repouso da posição inicial (xo), percorre determinado trecho. Com os dados coletados, completamos a Tabela 1 a seguir:
X(cm)
0
5
10
20
30
40
50
70
90 t(s) 0
Tabela 1- Posições do volante ao longo do tempo.
A Tabela 3 acima pode ser considerada como uma representação do movimento de translação do centro de massa do volante. Uma outra representação possível para o movimento do centro de massa do volante é o gráfico posição x tempo.
1) Para construir essa representação tome dois eixos cartesianos ortogonais ( em papel milimetrado), um para assinalar as posições e outro para assinalar os instantes de tempo correspondentes.
No gráfico, cada ponto (representado por um pequeno quadrado) está associado a um instante de tempo e à correspondente posição do móvel considerado. O centro de massa passou por todas as posições intermediárias e, por isso, podemos desenhar uma curva contínua que passa mais ou menos pelos pontos já representados. Essa curva é o que chamamos de gráfico da posição em função do tempo ou, por brevidade, gráfico posição x tempo para o móvel em questão.
Toda medida experimental envolve erros que não podem ser evitados e é por isso que tomamos valores médios. Se o número de medidas realizadas para cada posição fosse muito grande, poder-se-ia esperar que o valor médio correspondesse ao valor