Sociologia Positivista
Sociologia
12/03/2014
Introdução
A sociologia como disciplina científica surgiu no início do século XIX, sendo a resposta para novos desafios modernos: o mundo estava se tornando cada vez menor, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando. Os sociólogos não só esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, mas desenvolver um “antídoto” para a desintegração social.
Neste cenário, a Europa estava sofrendo grandes mudanças; transformações sociais da população, o processo de industrialização e urbanização da sociedade que ali se implantava. Foram desfeitos alguns costumes e tradições, como a família da época, a servidão e o trabalho manufatureiro, dando início à indústria capitalista. Foi necessária a compreensão da nova sociedade que se formava.
A sociologia positivista mostrava que o conhecimento cientifico era a única forma de conhecimento verdadeiro. Os positivistas buscavam explicar somente as coisas mais práticas e presentes na vida dos homens.
Como surgiu a Sociologia
A Revolução Francesa (França, 1789) e a Revolução Industrial (Inglaterra, 1780 a 1860) são conhecidas como o cenário para o surgimento da Sociologia, quando a Europa estava tendo grandes mudanças sociais no seu meio.
Com a Revolução Industrial e o grande crescimento populacional, havia a falta de uma boa infra-estrutura para seus habitantes viverem. Serviços e saúde faltavam para aqueles que vinham morar na cidade. Com o avanço industrial, muitos problemas começaram a surgir para as famílias européias tanto social quanto economicamente.
Já na Revolução Francesa, tentavam fazer que as ideias como liberdade e igualdade se espalhassem pelo mundo. Houve transformações na política e na vida cultural e econômica do país, possibilitando igualdade entre todos os cidadãos perante a lei. Muitas das explicações baseadas na religião passaram a