Sociologia positivista
Introdução
Primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico; Controle sobre os fenômenos sociais, como se a sociedade fosse um experimento científico; Sociedade seria como organismo, constituído de partes integradas e coesas; Que funcionariam harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânico.
Alguns Destaques do Positivismo
A Lei dos Três Estágios de Evolução
As sociedades passam por estágios de evolução: teológico, metafísico e científico Estágios de maior complexidade tecnológica; Progredindo na escala de evolução social; Atingindo o Topo Positivo ou… O Estado Científico.
Problematização
Vídeo: Do the evolution, Pearl Jam Na perspectiva histórica as diferentes
sociedades passaram por um processo de evolução na mesma direção? Podemos afirmar que o positivismo refletia os fundamentos do capitalismo liberal? Quais fatores se alterados deliberadamente causariam impactos na sociedade?
O Estado Teológico
Período em que o Homem explicava os fenômenos por meio da religião, de deuses e forças mágicas; Corresponde à antiguidade; Período mítico da civilização: Eros e Psique; Quando a razão ainda não dominava o conhecimento.
O Estado Metafísico
Período da Razão X Experimentação: Usa-se a razão para explicar as coisas; porém sem se preocupar com a experimentação ou… Sem comprovação empírica, na prática; Corresponde à Grécia na época da filosofia e à Idade Média.
O Estado Científico
Período da valorização da razão, da sociedade industrial, Esse é o estado do Topo Positivo; Caracterizado pelo princípio: Prever para Transformar e Dominar Prever o fenômeno social e agir sobre ele para transformar-lo e… Dominando a sociedade; Garantindo a manutenção do estatus quo social.
Crítica ao Positivismo
O Darwinismo Social: Evolução das espécies e Liberalismo econômico; Princípio de que as sociedades se modificam e se desenvolvem num mesmo