Estudo de Caso
Este projeto integrador visa analisar uma empresa real, através de um estudo de caso. E tem por objetivo detectar e realizar uma análise das novas estratégias da gestão de pessoas para um cenário inovador e competitivo para a empresa Eastman Kodak Company no mercado de trabalho.
Foram utilizados padrões e normas da ABNT para elaboração e apresentação do projeto em questão.
INTRODUÇÃO
Este projeto integrador originou-se de um tema proposto pela Universidade de Santo Amaro – UNISA, aos alunos do 3º semestre do curso Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, onde o desafio será norteado para a solução de um estudo de caso.
O estudo de caso foi através da empresa Eastman Kodak Company, onde buscou-se propor mudanças que permita a melhoria na organização. O objetivo principal foi analisar e encontrar soluções para tais problemas.
A importância deste projeto integrador está em possibilitar a visão crítica e integrada dos conhecimentos, buscando a constante inovação, criatividade, adaptação e identificação de oportunidades e alternativas de melhoria nas organizações.
ESTUDO DE CASO DA ESTMAN KODAK COMPANY
Quando a Eastman Kodak Company indicou um novo CEO em outubro de 1993, a gerência de topo da empresa esperava que ele desse uma reviravolta naquela firma de 113 anos de idade. O moral entre empregados e gerentes estava baixo. O negócio principal da empresa – produtos fotográficos – estava potencialmente ameaçado pela imagem digital, mas ninguém parecia certo sobre como lidar com essa nova concorrência. Mais ainda, a empresa se endividara pesadamente para comprar a Sterling Drug. Inc., em 1988, e esta ainda não havia sido integrada completamente. Um dos maiores desafios do novo CEO George Fisher, contudo, era mudar a atitude da empresa para torná-la tão inovadora e competitiva em termos de custos como ela fora até os anos 1970.
A contratação do novo CEO, o