Renda Fixa
Nome: Matrícula:
Aplicação de renda fixa: Títulos, Cadernetas de Poupança e Fundos;
Características, diferenciação e tributação.
Características:
Há no mercado financeiro diversas modalidades de aplicação em renda fixa, no Brasil tais títulos têm o investimento como principal característica. Os títulos, cadernetas de poupança e fundos possuem regras definidas de remuneração, ou seja, o rendimento é conhecido antecipadamente, também chamado de juros prefixados.
Diferenciação:
No Brasil, os títulos de renda fixa podem ser vendidos por entidades públicas e privados, além de poderem ter rentabilidade variável. Para caracterizar essa diferença, eles são classificados como pré-fixados e pós-fixados. Assim a diferenciação está entre as duas modalidades mais utilizadas dos títulos, sendo os títulos privados e os títulos públicos.
Títulos privado: por suas características flexíveis se ajustam as necessidades de captação das empresas, e por isso se transformaram no mais importante instrumento para obtenção de recursos das empresas brasileiras.
Títulos públicos: O governo federal por meio do Tesouro Nacional realiza as vendas e compras de títulos via internet no site do tesouro direto. O tesouro direto possibilita que o pequeno investidor tenha acesso a esse mercado de forma transparente e nas mesmas condições que o grande investidor.
Tributação:
Os impostos cobrados sobre as operações realizadas no Tesouro Direto são os mesmos que incidem sobre as operações de renda fixa, ou seja, IR. De pessoa física sobre os rendimentos dos títulos e nos investimentos de prazo inferior a 30 dias, incidem somente o IOF. A lei no 11.033/2004 alterou a tributação incidente sobre as operações do mercado financeiro e de capitais, incluindo as alíquotas do imposto de renda retido na fonte incidentes sobre os rendimentos do Tesouro Direto.
Renda fixa é um termo que se refere a qualquer tipo de investimento que possui uma remuneração