Resumo O que é sociologia
O que é sociologia
O surgimento da sociologia
A sociedade como “problema” e “objeto” O que é sociologia é uma obra mais fácil do que O que é ideologia. A ideia do livro é a de localizar o aluno quanto ao surgimento da disciplina Sociologia, logo, trata-se de obra propedêutica, introdutória.
O livro começa as discussões, abordando o surgimento da sociologia. Carlos Benedito Martins começa o trabalho discutindo a pressuposição de muitas pessoas ou do nosso senso comum teórico de que sociologia é coisa de comunista, coisa de socialista, coisa de esquerdista; Carlos Benedito Martins, porém, diz: Ledo engano. A sociologia nasce eminentemente conservadora, disposta a ordenar as relações sociais da sociedade então existente, cujos intelectuais acreditavam ser caótica, problemática. A sociologia, portanto, nasce historicamente a partir de certa demanda pela regulação da sociedade então existente, ou seja, pela ordenação da sociedade então existente.
A revolução francesa e a industrial
Iluministas e positivistas como intelectuais orgânicos da burguesia
A sociologia é fruto das revoluções burguesas do fim do séc. XIX, onde uma nova sociedade começava a se instaurar, novos sujeitos políticos e econômicos disputavam a hegemonia, novos fatores de poder começavam a operar. As Revoluções Industriais modificaram a sociedade inglesa, através da maior urbanização, do surgimento da noção de multidão, da pobreza dos centros urbanos, da miserabilidade e do desemprego, da delinquência então “emergente” nos centros urbanos, tudo isso fruto do processo da Revolução Industrial, que tem a ver com a ascensão da burguesia. O mundo então muda, se modifica radicalmente a ponto de se tornar, aos olhos de muitos, um ambiente problemático, e os sujeitos que ocupavam a dominância, começam a olhar para a multidão e pensar o seguinte: que o povo venha para a cidade, encha as fabricas servindo de mão de obra, mas esperem...eles são muitos! E a pobreza? E o crime?