Sociologia Max weber
Não existia o ser coitadinho Considerava-se o ser humano como um ser autónomo e tinha a capacidade ser autosufeciente, se não conseguisse tinha um problema e tinha de o resolver sozinho.
Para weber todo o comportamento é lógico e tem de ser obedecido seguindo regras, se isso não acontecer o comportamento não é adequado para a sociedade e é posto de parte
A ação social é o comportamento lógico determinado e obedecendo ás regras das instituições.
A ação social é sempre um comportamento racional que tem consequências na sociedade e nas instituições. Este comportamento é hierarquizado e obedece ás regras da instituição onde ocorre.
A ação social tem sempre ligada a si direitos e deveres.
Uma sociedade tem que ter regras rígidas, lógicas, objetivas, racionais que permitam a evolução e o progresso da sociedade.
Quem não cumprir as regras é marginalizado Para Durkein O suicídio pode ser de 3 tipos:
Suicídio egoísta, anómico e altruísta
O suicídio Egoísta é aquele que é cometido por pessoas que estão centradas em si.
Os seus problemas e a sua situação é o que conta, não se interessam por os outros e não conseguem encontrar nenhuma saída. Alguns deles matam-se para impor uma sensação de culpa aos sobreviventes.
O suicídio anómico é aquele em que as pessoas se matam porque não conseguem encontrar nenhum grupo onde se encaixar, não conseguem estabelecer laços com a sociedade
O suicídio altruísta é quando as pessoas morrem para defender alguém