sociologia leibniz
2)Qual é a impotância da filosofia de Leibniz para a obra de Voltaire em Cândido ou otimismo?
Cândido ou O Otimismo é uma obra literária do filósofo Voltaire. Não é, portanto, uma obra filosófica, ou seja, não possui os procedimentos próprios a um escrito filosófico. Nesta obra de Voltaire, a argumentação racional é substituída pela narrativa.
É evidente que Voltaire usa a literatura para criticar os filósofos e artistas que ele repudia. A ridicularização da ideologia do “melhor dos mundos possíveis” de Leibniz é bastante fácil de se perceber. O filósofo Pangloss é a corporificação de Leibniz. Ele “lecionava metafísico-teólogo-cosmolonigologia” e era o preceptor dos filhos do Barão e do bastardo Cândido. Pangloss “provava admiravelmente que sem causa não há efeito, e que, neste melhor dos mundos possíveis, o castelo de monsenhor o Barão era o mais belo dos castelos, e a senhora baronesa a melhor das baronesas possíveis” (Voltaire, 1984, p. 26).
3)Explique a frase :”vivemos no melhor dos mundos possíveis”Leibeniz. “Vivemos no melhor dos mundos possíveis”!
Leibniz provavelmente se referia ao degral evolutivo dos seres pensantes( nós seres humanos) que agora nesta condição teriam a capacidade da busca para o vir a ser, pois saimos da condiçao de mônada (ser) para o vir a ser. Nesta condição que encontramos de seres pensantes seria a vivência deste mundo.
¨Leibniz fala da lei da continuidade. Uma coisa leva a outra, na natureza não há saltos. Entre um extremo e outro, há um nível médio¨.