Psicologia da Alma
Joshua David Stone
As Três Mentes
De acordo com o livro temos dentro da mente três divisões:
Mente Superconsciente (espiritual)
Mente Consciente (racional) – programador, tomador de decisões.
I. Poder da vontade, disciplina, discernimento, discriminação, concentração, raciocínio.
Mente Subconsciente (não racional) – funciona o tempo todo, banco de dados (armazena informação, ideias, sentimentos, lembranças, imaginação, hábitos, impulsos, desejos, instintos), força vital (faz funcionar o corpo físico), cria a maioria dos sonhos (descreve a organização e dinâmica de suas energias internas).
II. Propagador dos sentidos funciona segundo a lei da atração, energia vital e formas-pensamentos.
A mente subconsciente examina e classifica tudo o que se passa com a gente desde a infância e funciona como um depósito de informações, por exemplo, quando ouvimos que andar de bicicleta nunca se esquece, após se tornar “natural” é armazenada. Ela também é responsável pela lei da atração, constantemente repelindo ou atraindo coisas de acordo com o que está internalizado.
O consciente entra para examinar tudo isso, claro que se você conseguir discernir o pensamento ou impulso como positivo e espiritual ou negativo, deixando ou não entrar pela porta de entrada. Coisas que aconteceram até na sua infância podem estar te influenciando na vida atual, se sua mente consciente não faz escolhas.
Uma situação bem clara para diferenciar a mente subconsciente (reação) da consciente (resposta) é diante de uma situação, rebatendo ou escolhendo como lidar com essa energia.
Cada mente é um nível de estado mental, sendo cada uma delas de nível superior à anterior. As três mentes podem ser encaradas como grandes anéis que conforme você evolui os anéis começam a se aprimorar e se fundir. À medida que continua a evoluir, a mônada, ou mente espiritual (distinta da alma) começa a assumir o controle.
Desenvolvimento da Bolha ou Escudo