HISTÓRIA E CONCEITO DA PSICOLOGIA
O importante e bonito no mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam. (Guimarães Rosa).
A historia da Psicologia no ocidente tem por volta de dois milênios. Começa entre os gregos, no período anterior a era cristã.
A psicologia entre os gregos
Os avanços da cultura grega no período de 700 a. C. geraram riquezas e crescimentos nas mais diversas áreas do desenvolvimento. Tais avanços permitiram que o cidadão se ocupasse do espírito, como Filosofia e a arte. Filósofos como Platão e Aristóteles foram os pioneiros a respeito das especulações em torno do homem e da sua interioridade.
O termo Psicologia vem do grego psyché, que significa alma, e de logos, que significa razão. Portanto no sentido literal, psicologia significa “estudo da alma”.
Os filósofos e as teorias
Sócrates ( 469-399 a.C.): sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. Desta forma, ele afirma que a principal característica humana é a razão. A razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos.
Platão (427-347 a. C): discípulo de Sócrates. Acreditava que a razão estava na cabeça, onde se encontra a alma do homem. A medula seria o elemento de ligação da alma com o corpo. Platão concebia a alma separada do corpo. Afirmava que quando alguém morria, a matéria (corpo) desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.
Aristóteles (384-322 a.C.), discípulo de Platão, foi um dos mais importantes pensadores da historia da Filosofia. Afirmava que a alma e o corpo não podem ser dissociados. Para ele, a pyiché seria a alma e estaria presente em todas as formas de vida: vegetais, animais e humana. Os vegetais teriam a alma vegetativa (alimentação e reprodução), os animais teriam essa alam e a alma sensitiva, que tem a função de percepção e movimento. E o homem teria os dois níveis anteriores e alma racional que tem a