Roda Viva (1968)
RODA VIVA (1968)
Introdução
Neste trabalho temos o objetivo de comentar sobre a peça Roda Viva, de Chico Buarque, que estreou no ano de 1968 e foi censurada pelo próprio autor, por motivos dos ataques ocorridos durante sua apresentação.
A metodologia utilizada foi a pesquisa em jornais da época em que a peça estreou, como o jornal “Diário Popular”. Introduzimos alguns artigos comentando sobre o ocorrido, e tiramos nossas conclusões.
Chico Buarque
Chico Buarque de Hollanda nasceu em 19 de junho de 1944 na cidade do Rio de Janeiro. É filho de Sérgio Buarque de Holanda, um importante historiador e jornalista brasileiro, e de Maria Amélia Cesário Alvim, pintora e pianista. Conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira e também escritor. Por ser socialista, se exilou na Itália em 1969.
A peça
Lançada no ano de 1968, a peça teatral de Chico Buarque, denominada Roda Viva, obteve grande prestígio por parte da população; foi atacada pelos censores estaduais que tentaram processar ou até mesmo prender os responsáveis pela montagem, que foi considerada ofensiva ao poder público. Roda Viva fez sucesso, durante alguns dias após a estreia. Até chegar aos ouvidos do CCC (comando de caça aos comunistas) os quais, após o término do espetáculo em uma quinta-feira, invadiram o teatro, espancando, quebrando e assediando os atores. Após a depredação, a peça só ganhou mais prestígio na luta contra a censura. Os atores não estavam em segurança devido ao excesso de pessoas, muitos com ingresso falso. Os atores por diversas vezes deixaram de apresentar a peça por conta da superlotação do local.
O Enredo
O espetáculo conta a história de um cantor que decide mudar de nome para agradar ao público, em um contexto de uma indústria cultural e televisiva nascente no Brasil dos anos 60. A peça é encenada em dois atos, contando a ascensão e queda de Benedito Silva,