Sociologia Geral e Jurídica
21.02.2014
Ciências sociais contrapõe a ciências naturais, mesmo ambas se dedicarem ao estado do mundo social.
A ciência impõe a utilização de uma sucessão de métodos para estudar o mundo social e cultura.
As ciências naturais são as disciplinas que buscam a compreensão do mundo natural, utilizando o método cientifico para encontrar padrões nas relações de causa e efeito dos fenômenos naturais.
As ciências sociais tem como objetivo de estudo as integrações humanas, o mundo social, pela utilização de métodos científicos. São divido em campos especializados e subdivididos como na sociologia.
A sociologia é uma divisão das ciências sociais, e o estudo sistemático dos grupos e sociedades criados pelos seres humanos e de como eles afetam a vida das pessoas.
Todas as ciências sociais se preocupam com o comportamento humano, no entanto cada ciência social aborda um aspecto diferente do comportamento. Os sociólogos se interessam pelo área onde a estrutura social e a cultura se inte-relacionam.
“Sociologia não é trabalho social”
Deve ser entendida como estudo cientifico do comportamento humano, que constituído pela sociedade ou o estudo das interações humanas. Neste sentido a sociologia é um campo de utilidade mais acadêmica, cientifica e teórico.
Os sociólogos examinam as forças sociais e observam as tendências e os padrões que podem ser generalizados.
Se chama imaginação sociológica que é um pensamento criativo que consegue estabelecer relações entre o indivíduo e a sociedade mais ampla.
Deste modo a sociologia é o estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos, abordando a influência das relações sociais nas atitudes das pessoas e no seu comportamento e como as sociedades mantem sua estabilidade e sofrem mudanças.
“Senso comum e o método cientifico”
O senso comum apresenta ideias familiares e não testadas, a sociologia utilizando o método cientifico ideais fundamentadas e que podem ser