Sociologia Geral e Jurídica
1) Tomando por base os capítulos Crenças sobre a alma e sobre a morte e Direito de Propriedade de “A Cidade Antiga”, explique a frase: “Teu avô, teu tio, morreram por essa terra. Tu és um Breves”
Resposta: Essa frase fala que o rapaz tem que continuar lutando pela honra da família, como os antepassados fizeram. É uma tradição.
2) Tome por base a frase “a gente é que nem os bois – roda, roda e nunca sai do lugar” e relacione a idéia de circularidade com a lógica das sociedades simples
Resposta: A idéia da circularidade é que da voltas e nunca sai do lugar, fica sempre naquela mesmice, foi o que vimos no filme, que se baseia na cidade de interior, as pessoas ali trabalham em suas próprias terras e ficam naquele mesmo lugar ate morrer.
3) A partir do tópico “Culto aos mortos” de A Cidade Antiga”, explique a frase: “Nessa casa os mortos é que comandam os vivos”
Resposta: Os mortos eram sagrados naquelas famílias, pois os vivos teriam que matar aquele rival como o morto fez para não acabar com a honra da família. Por esse motivo estabelecia-se uma poderosa união entre todas as gerações de uma mesma família.
4) A partir do tópico “A religião doméstica” de “A Cidade Antiga” explique o diálogo:
Se o Senhor desse permissão, eu pegava os homens e nós acabávamos logo de uma vez com a raça desses Breves
Já te disse e vou repetir pela última vez: o sangue de cada um tem a mesma valia. Tu só tem o direito de pedir o sangue que perdeu. Quem ultrapassa esse direito paga dobrado por isso nessa vida ou em outra. Foi isso que meu pai me ensinou e o pai do meu pai ensinou a ele. Vai ser assim até minha morte”
Resposta: A regra dos antepassados tinha muita valia naquela época, como se fosse Deus que tivesse colocado a regra naquela família. Podemos ver que o filme trata-se de uma religião muito forte naquelas famílias.
5) Qual o significado dos quadros na parede das casas dos Breves e