adsada
COMUNICAÇÃO
DA CIÊNCIA
Sistemas de Comunicação da Ciência- Aula 15
Olá, discente! Bem vindo à aula 15 onde vamos estudar como a informação oriunda do meio científico é divulgada e difundida à comunidade acadêmica e à comunidade em geral, através da compreensão dos sistemas de comunicação disponíveis. Como vimos, nas aulas anteriores toda pesquisa gera um resultado que deve ser compartilhado com a comunidade científica e a comunidade em geral.
Ou seja, a produção da ciência e da tecnologia é viável através de um processo de construção de conhecimento, que circula via comunicação. Vários autores chamam isso de ‘comunicação científica’, ou seja, as atividades que vão desde a idealização da pesquisa até que os resultados sejam considerados como parte do conhecimento científico, apresentados em fóruns e demais eventos especialmente formados para a divulgação científica.
1 CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA:
De acordo com Prodanov e Freitas (2013, p 163), a COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA está diretamente ligada à exposição dos resultados das pesquisas, em eventos específicos ou em publicações científicas impressas ou digitalizadas:
A comunicação científica é uma informação limitada pela sua extensão de acordo com as normas estabelecidas pelo local onde é apresentada (congressos, jornadas, sociedade científica, seminários, semanas de estudos e outros eventos científicos), na qual são expostos os resultados de uma pesquisa original, inédita e criativa, a ser posteriormente publicada em anais ou revistas científicas.
Os autores também enfatizam (2013, p. 163):
§ A comunicação científica deve trazer informações científicas novas e atualizadas de um tema ou problema ou conter revisão crítica dos estudos realizados. § A comunicação é considerada um trabalho informativo devido ao tempo limitado do relato da informação em eventos científicos e também aos resultados da pesquisa que, muitas vezes, ainda está em andamento.