Sociologia do direito - direitos humanos
O texto buscar elucidar de forma bem amplificadora e elucidativa sobre os direitos humanos, sua existência histórica e atemporal na Humanidade, e a desvalorização ou até mesmo o desmerecimento do poder de alcance dos Direitos Humanos.
Ao inicio do capitulo, o autor já coloca “que o presente assunto não é para espíritos medíocres.” Já denotando o teor da discussão do texto que é a desvalorização que os direitos humanos vêm sofrendo no decorrer do avanço do sistema capitalista, ou seja, do avanço do que seria o regresso do Homem à era primitiva, se assim podemos dizer. Ora como o próprio texto descrevera em seu exemplo a decisão unívoca de George W. Bush, ao violar Tratados de paz e respeito à humanidade, afora a decisão conjunta da ONU de não invadir o Iraque. Todavia o que o mundo presenciou foi a guerra mais desnecessária da História. Além da morte de milhares de civis inocentes. O massacre de soldados e militantes, ambos buscando defender seus lados.
“Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.”
Cf. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_humanos>
Ideia de liberdade, ser mesmo que a liberdade hoje é um fator pertencente a nós, ainda? Não há exclusivamente a privação da liberdade do direito de ir e vir, mas há, também, a privação da livre escolha de emprego, de decidir se irá ou não se submeter a certo sistema. O quão grande é o espectro de proibições que o Estado vem fomentando na sociedade. Numa perspectiva marxista, o Capitalismo vem levando, com sua incitação à concorrência desleal e animalesca, o fetichismo do consumo e assim, novamente, privando o consumidor do seu poder de escolha.
Como nos mostra o trecho a seguir:
“Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e