Teoria comportamental - tga
TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES, DE MASLOW. A nova teoria da hierarquia das necessidades é uma das mais conhecidas sobre motivação no estudo da administração e do comportamento organizacional, Maslow propôs que as necessidades básicas, fossem estruturadas em uma hierarquia de predominância e probabilidade de surgimento, ele estabeleceu sua teoria com base na afirmação de que os indivíduos se comportam no sentido de suprir suas necessidades mais imediatas, são elas; necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto – realização.
#Necessidades fisiológicas: estão relacionadas ás necessidades humanas de sobrevivência como alimentação ( fome) , repouso e sono (cansaço ), abrigo (frio calor ) etc.. , essas necessidades são instintivas e já nasceram com os indivíduos.
#Necessidades de segurança: estão relacionadas á busca, de proteção contra (ameaças / privações) , assim como á fuga do perigo , surgem no individuo quando as necessidades fisiológicas estão relativamente satisfeitas.
#Necessidades sociais: surgem no comportamento humano quando as necessidades anteriormente citadas encontrassem relativamente satisfeitas, são aquelas relacionadas à participação em grupos, aceitação por parte dos companheiros amizade, afeto, amor etc...
#Necessidades de estima: são aquelas relacionadas , com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia , envolvem auto apreciação, autoconfiança, autor respeito, aprovação social além de status, prestígio e consideração.
#Necessidades de auto realização: são as necessidades humanas mais elevadas, nas quais, alguns têm de realizar o seu potencial, isto é são as necessidades que algumas pessoas têm de ser o seu melhor.
A teoria de Maslow deve ser considerada uma orientação geral para os estudiosos porque trata de conceitos relativos, e não de uma explicação absoluta, de todo o comportamento humano, no