Sociologia da Religião
Fizeram as seguintes proposições:
a) As instituições consistem em meios
Através dos quais o
Homem procura ajustar-se ao seu ambiente.
b) Existem três níveis de ambientes:
O natural, o social e o sobrenatural.
c) A instituição religião seria o meio
Pelo qual o homem se
Ajusta a seu ambiente natural.
5 - A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. Muitos elementos do clero estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente o que diz respeito ao celibato. Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais, deixavam a população insatisfeita.
A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos.
Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão).
No campo político, os reis estavam descontentes com o papa, pois este interferia muito nos comandos que eram próprios da realeza.
O novo pensamento renascentista também fazia oposição aos preceitos da Igreja. O homem renascentista, começava a ler mais e formar uma opinião cada vez mais crítica. Trabalhadores urbanos, com mais acesso a livros, começaram a discutir e a pensar sobre as coisas do mundo. Um pensamento baseado na ciência e na busca da verdade através de experiências e da razão.
7 – Pensadores católicos que procuravam configuração filosófica, desenvolvendo-os especialmente em sentido ético e político, alguns pensadores católicos dos séculos XVI e XVII, particularmente Tomás de Vio, chamado Caetano, Francisco de Vitória, Francisco Suarez e Tommaso Campanella.
8 - O renascimento foi um movimento que trouxe a retomada do estudo da